terça-feira, 1 de julho de 2008

QUAIS AS CAUSAS DA POLUIÇÃO NA COSTEIRA DO PIRAJUBAÉ?

Grupo: JOÃO E CHARLES

INTRODUÇÃO:

A nossa ilha antes de ser povoada, era como toda a terra, virgem e limpa. Havia poucos habitantes e não tinha poluição.
Com o passar dos anos foi se tornando habitada e junto com esse crescimento, a paisagem local foi se transformando.
A cidade foi se expandindo, surgindo assim o Bairro da Costeira do Pirajubaé.
Com esse crescimento desordenado, o Bairro foi evoluindo, sem nenhuma infra-estrutura. As chuvas levavam os lixos acumulados nas ruas e o esgoto direto para o mar.
Assim, o nosso mar foi se poluindo.
Se o nosso Bairro tivesse um planejamento com estrutura, para receber os moradores de hoje, teríamos uma melhor qualidade de vida.
Enfim, toda a poluição da Costeira, foi causada pela falta de consciência dos moradores e das autoridades governamentais, que não se preocuparam em fazer um planejamento urbano, adequado para o desenvolvimento da nossa ilha.



O QUE CAUSOU A POLUIÇÃO NA PRAINHA DA COSTEIRA.

Poluição é qualquer destruição ambiental que as pessoas fazem sem pensar que mais tarde isso vai acabar prejudicando o ambiente. Os fatores que causam a poluição são os resíduos líquidos e sólidos que o meio não consegue absorver deixando a sociedade ameaçada. O solo e a água não podem mais receber lixo, o melhor é reciclar.
As redes de esgoto de Florianópolis em 1876, o transporte da água suja era em barris e jogados nos trapiches, depois de 40 anos surgiu o sistema de tratamento da rede de esgosto. E depois com o aumento das pessoas o sistema foi desativado porque a água suja não parava de aumentar.
Com o lixo tem se feito vários processos como a compostagem que é uma forma de tratar a matéria orgânica que vem em grande quantidade, depois é misturada na terra deixando mais fofa servindo depois para o crescimento das plantas e também esse processo diminui o volume do lixo. A incineração ou queima do lixo trata dos lixos hospitalares, resíduos perigosos que também reduzem o volume nos aterros sanitários. E a reciclagem que reaproveita vários produtos trazendo benefícios para a população:
Diminui a quantidade de volume,
Diminui a poluição,
Diminui a extração de recursos naturais; ex: arvores.
Diminui o consumo de energia,
Contribui para a limpeza da cidade,
Grande parte das cidades brasileiras joga seus lixos no solo e ai, os ratos, baratas, moscas aumentam. No aterro sanitário o lixo é posto em valas, eles forram com lonas plásticas, uma camada de lixo, uma camada de terra (15 a 30 cm) evitando que atraia moscas e outros insetos.
Na costeira houve muito desmatamento, foi o que seu Amauri Plácido de Espindola morador há 50 anos nos contou, que na década de 70 não tinha mais espaço para as pessoas plantarem, porque as pessoas foram chegando e construindo, com isso as cachoeiras acabaram. O local de pesca era até a ponte e o peixe pirajubá ainda existia, o morro da costeira era muito bonito e nós pescávamos 300kg de peixe por dia, todos que moravam no bairro eram pescadores e hoje deve existir 100 casas de pescadores. (entrevista feita no dia 9.05.2008)

Hoje não é mais possível entrar na prainha da costeira como antigamente, porque o poço foi aterrado. É difícil explicar o que o ser humano faz para destruir a natureza.
O governo tem feito várias obras, redes de esgoto e tratamento das águas para não poluir as praias, só falta consciência das pessoas em não jogarem esgotos nas praias para que todos possam tomar banho em águas limpas.


CONCLUSÃO

Aprendemos que a poluição na prainha da costeira foi causada pelas pessoas que chegaram depois dos pescadores, desmataram o morro e construíram suas casas sem perceber que isso estava acabando com a beleza do lugar. Com o desmatamento as cachoeiras secaram, tem mais, estão poluídas porque os moradores jogam lixo e esgoto nelas. Os aterros sanitários diminuem o lixo, a reciclagem é o reaproveitamento do lixo produzido por milhões de pessoas. E se o governo investir no tratamento da água que volta para o mar poderemos sim entrar novamente na prainha da costeira e voltar aos velhos tempos. Devemos ter consciência que nós também podemos contribuir para que a poluição acabe.




FICHA PARA APRESENTAÇÃO ( LEMBRETES)

1 - LIXO E POLUIÇÃO (Poluição é qualquer destruição ambiental )

2 – QUAIS OS FATOS QUE CAUSAM A POLUIÇÃO (Os fatores que causam a poluição são os resíduos líquidos e sólidos que o meio não consegue absorver deixando a sociedade ameaçada. )

3 – COMO ESTÃO AS REDES DE ESGOTO

COMPOSTAGEM que é uma forma de tratar a matéria orgânica que vem em grande quantidade, depois é misturada na terra deixando mais fofa servindo depois para o crescimento das plantas.

INCINERAÇÃO ou queima do lixo trata dos lixos hospitalares resíduos perigosos que também reduzem o volume nos aterros sanitários.

RECICLAGEM que reaproveita vários produtos trazendo benefícios para a população:

4 –PARA ONDE VAI O LIXO
5 –ATERROS
6 – OCORREU DESMATAMENTO NA COSTEIRA
7 – SERA POSSIVEL ENTRAR NOVAMENTE NA PRAINHA DA COSTEIRA?
8 – O QUE O GOVERNO TEM FEITO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA AGUA.
9 – CONCLUSÃO