terça-feira, 23 de junho de 2009

TEXTO ESCRITO PELOS ALUNOS SOBRE O RAP

COMO SURGIU O RAP?

A nossa pesquisa teve como objetivo saber como surgiu o RAP no Brasil. Escolhemos este assunto porque temos gosto por este estilo musical e também porque temos um cantor de RAP em nosso grupo.
A sigla RAP é, pelo inglês, originarias das iniciais Rhythm And Poetry (Ritmo e Poesia).
O RAP surgiu na década de 60 na Jamaica, juntamente com sistemas de som que serviam para animar bailes jamaicanos.
Os rappers faziam as grandes festas populares em grande galpões, com a pratica de ter um MC, que subia ao palco com o DJ e animavam multidões, gritando e encorajando cada vez mais com suas palavras e rimas.
Este estilo musical também vem ao encontro da cultura do grafite que se popularizou em todo o mundo.
Suas letras são protestos contra a repressão, desiguladade sociais e injustiças, divulgando as vivencias em suas comunidades, a pobreza e a marginalização.
O RAP apareceu no Brasil em 1986, em São Paulo. Os primeiros shows eram apresentados no teatro Mambembe pelo DJ Theo Wernek.
Nos anos 80 a maioria das pessoas não gostavam de RAP, pois achavam este estilo musical muito violento, especialmente da periferia.
Nos dias de hoje o RAP está incorporado no cenário musical brasileiro. Venceu os preconceitos e saiu da periferia para ganhar o público.
Constatamos que além de ter se difundido pelo mundo, tem aumentado a cada dia seus adeptos.
Concluimos que a nossa pesquisa foi proveitosa, tiramos todas as nossas dúvidas e conseguimos aprender muito sobre o assunto. Vimos que o RAP tem seus obstáculos, mas vem superando-os a cada dia.
Nós conseguimos alcançar os nossos objetivos e vimos que o RAP não é só música, mas também cultura e manifestação geopolítica.

Grupo: Jéssica, Pither, Kelvin e Angélica.