segunda-feira, 10 de agosto de 2009

NTE - NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A EJA




O NTE está proporcionando aos educadores da EJA -Florianópolis um curso de informática visando unir as ferramentas tecnologicas às praticas educativas da EJA. Cada núcleo está representado por dois educadores que posteriormente estarão em seus locais de trabalho repassando para os outros educadores e estudantes. Os educadores que representam o NÚCLEO DA COSTEIRA são Eduardo e Rose.

EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA EXPERIMENTAL







No dia 06 de agosto os alunos do primeiro e segundo segmento foram visitar a exposição de objetos e figuras para a popularização da Matemática e Ciências que acontece no Floripa Shopping. Vários jogos e objetos contêm a exposição com o intuito de levar a matemática até as pessoas de forma lúdica e interessante.
Por que existe desigualdade entre
as pessoas na sociedade?

Iria e Luciana
Turma: C. A.

Para entendermos a origem da desigualdade social, temos que rever toda a história brasileira.
Sabemos que no Brasil muitas pessoas não têm acesso à educação, saúde e saneamento básico (tratamento de água e esgoto e coleta de lixo). Sabemos também que muitas pessoas acabam sofrendo com essa situação e ainda sofrendo discriminação, o que leva a um ciclo vicioso, onde a desigualdade gera a discriminação e a discriminação gera desigualdade.
As mulheres são discriminadas e ganham menos que os homens, os negros são discriminados pelo fato de serem negros. Isso é um fato lamentável em nosso país e no mundo, somos todos iguais, todos cidadãos, então por que não temos os mesmos direitos?
A desigualdade está inserida em nossa sociedade e esta acaba gerando mais desigualdade entre as pessoas.
Algumas regiões do Brasil, as taxas de analfabetismo e mortalidade infantil apresentam altos índices e as mesmas regiões são as que apresentam as menores taxas de saneamento básico.
O que deveria ser feito para acabar com essa desigualdade? Deveria haver uma discussão sobre a melhor distribuição das riquezas. A sociedade deveria ter consciência de que todos somos seres humanos. Deveriam existir leis para garantir os direitos iguais para todos. Os governantes deveriam investir na educação, em cursos profissionalizantes, geração de empregos e moradia.


Referências Bibliográficas:
· Menezes, L. C. de. O Preconceito está em vós. Nova Escola. 10/2008
· Cabral, Gabriela. Equipe Brasil Escola. As Classes sociais e as desigualdades.
· Pinto, Carlos Ignácio. A Política de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras
Por que existe violência dentro de casa?
Scheila e Rita
Turma C. A.

Vamos aprender um pouco mais essas questões que decidimos levantar e abordar, porque este é um assunto muito polêmico e visto no dia-a-dia. Nós já sabíamos bastante sobre o tema, mas aprofundamos o conhecimento de algumas questões que não passam na televisão, jornais e meios de comunicações.
A violência dentro de casa é usada entre parentes, ela é cometida de diversas formas e tem várias faces, como o abuso sexual contra crianças, adolescentes e seus próprios parceiros. Há também a violência contra o idoso.
É importante estabelecer meios para melhorar as condições da vítima, com o amparo da lei e da justiça, como alguns institutos como o do idoso e do adolescente, a lei Maria da Penha e os disques denúncia para atender as ocorrências.
Sabemos que a violência está ligada geralmente ao consumo de álcool e drogas, que geram a desarmonia familiar.
No Brasil muitas mulheres tendem ainda a esconder os abusos cometidos por medo e vergonha da sociedade, mas ainda assim vem aumentando o número de ocorrências devido a criação de delegacias e leis criadas para isto.

Referências Bibliográficas

· Revista Dimensão 50 anos. Edição agosto/setembro. 2008.
· Revista Veja. n. 41. Edição 2055 abril. 2008
· Revista Veja. n. 42. Edição março. 2009

QUEM FOI CHE GUEVARA?

Você sabe quem foi Che Guevara?
Fabiana Pereira
Turma:C.A.

Você já ouviu falar de Ernesto (Che) Guevara? Pois se você já ouviu falar então você sabe que ele foi um homem que viveu muitas aventuras e que viveu e morreu por um ideal de vida.
Agora se você que não sabe quem foi Che ou nunca ouviu falar dele dá uma olhadinha no texto abaixo que você vai saber um pouco da vida desse grande homem que foi e continua sendo CHE GUEVARA.
Che Guevara nasceu em 14 de junho de 1928 na Argentina, nasceu com 8 meses, fraquinho com vários problemas antes de completar 2 anos. Teve sua primeira crise de ASMA que quase o matou. Por conta da sua doença os pais mudavam de cidade para tentar achar um clima melhor para o filho. então foram parar em córdoba onde cresceu.
Sua adolescência foi marcada pela Guerra civil e logo em seguida pela segunda Guerra mundial, foi quando o pai teve a idéia de fundar a ação Argentina (organização antifascista) o pai inscreve o filho.
Após o término dos estudos secundários os pais decidem se mudar para Buenos Aires, lá Che pensava em fazer faculdade de engenharia, porém, depois da morte de sua avó com quem era muito próximo, resolveu fazer medicina.
Che se alista no exercito quando completa 18 anos, mas ele mesmo força um ataque de Asma para ser dispensado do exercito.
Che e Alberto Granado seu melhor amigo resolvem fazer uma grande viagem em uma norton 500 que era apelidada carinhosamente de “La poderosa”. Essa aventura é contada no filme “Diário de motocicleta”. Nessa viagem conhece 5 países. Foi a partir dessa viagem que Che começou a querer ajudar os mais pobres. Che queria que houvesse uma igualdade social.
Quando Che conheceu Raul e Fidel Castro, logo de depois sabendo que Fidel Castro queria derrubar a ditadura, Che gosta da idéia e ai começa toda a sua história como comandante Che Guevara.
Logo depois de achar as idéias de Fidel boas, Che começa a batalhar pelos seus ideais de vida e junto com sua tropa passam fome, sede e etc... Mas também passam por muitas alegrias, com suas diversas vitórias até chegar a vitória final contra a ditadura.
Che se casou 2 vezes nesses 2 casamentos teve 5 filhos, teve 1 filho no primeiro casamento e 4 filhos no segundo.
Como tudo que é bom, dura pouco, Che Guevara foi morto aos 39 anos de idade com 11 tiro nas pernas e nos braços, o tiro fatal foi no tórax e antes de morrer Che foi torturado. Ele morreu por conta de um objetivo de VIDA.
“Hasta la vitória, siempre!" (Ernesto Che Guevara)

Referências Bibliográficas:
Revista Super Interessante. Edição 261. Editora Abril - JAN/2009.
http://www.guevara.com.br/traiçãodefidel.html
* Revista Caros Amigos – Especial Che Guevara. Editora Casa Amarela . OUT/ 2006.