segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Por que existe desigualdade entre
as pessoas na sociedade?

Iria e Luciana
Turma: C. A.

Para entendermos a origem da desigualdade social, temos que rever toda a história brasileira.
Sabemos que no Brasil muitas pessoas não têm acesso à educação, saúde e saneamento básico (tratamento de água e esgoto e coleta de lixo). Sabemos também que muitas pessoas acabam sofrendo com essa situação e ainda sofrendo discriminação, o que leva a um ciclo vicioso, onde a desigualdade gera a discriminação e a discriminação gera desigualdade.
As mulheres são discriminadas e ganham menos que os homens, os negros são discriminados pelo fato de serem negros. Isso é um fato lamentável em nosso país e no mundo, somos todos iguais, todos cidadãos, então por que não temos os mesmos direitos?
A desigualdade está inserida em nossa sociedade e esta acaba gerando mais desigualdade entre as pessoas.
Algumas regiões do Brasil, as taxas de analfabetismo e mortalidade infantil apresentam altos índices e as mesmas regiões são as que apresentam as menores taxas de saneamento básico.
O que deveria ser feito para acabar com essa desigualdade? Deveria haver uma discussão sobre a melhor distribuição das riquezas. A sociedade deveria ter consciência de que todos somos seres humanos. Deveriam existir leis para garantir os direitos iguais para todos. Os governantes deveriam investir na educação, em cursos profissionalizantes, geração de empregos e moradia.


Referências Bibliográficas:
· Menezes, L. C. de. O Preconceito está em vós. Nova Escola. 10/2008
· Cabral, Gabriela. Equipe Brasil Escola. As Classes sociais e as desigualdades.
· Pinto, Carlos Ignácio. A Política de Cotas nas Universidades Públicas Brasileiras

Nenhum comentário: