segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sobre a Gripe Suina

Problemática: “O que é Gripe A?”
Estudantes: Tiago e Pablo (CA).

A nossa problemática é sobre a Gripe A (também conhecida como Gripe Suína). Nós escolhemos esta problemática porque queríamos saber sobre a origem desta nova gripe, como se prevenir e se cuidar dela, e se ela tem cura. Nos já sabíamos o que falam na TV, ou seja, os números de infectados e os sintomas gerais de quem pega esta gripe; mas queríamos aprofundar nosso conhecimento através desta pesquisa.
Para organizar a nossa pesquisa em partes, criamos o Mapa Conceitual. Ele estava com os seguintes pontos: “Início da Gripe”; “comprovação”; “sintomas, tratamento e evolução”; “formas de contágio”; “estatísticas”; e “ações do governo”.
Com a pesquisa destes itens nós descobrimos que o vírus da Gripe Suína ganhou este nome porque, assim como a Gripe do Frango, acharam que o porco também transmitia o seu vírus para o homem. Porém, com a evolução da pesquisa, descobrimos que a Gripe Suína mudou de nome para Gripe A [subtipo H1N1] porque a transmissão está deixando de ser animal para ser humana. E também porque nenhum porco contraiu a doença da Gripe A. Outra coisa que fez o nome mudar foi porque os exportadores de carne de porco exigiram, pois a venda da carne deste animal foi reduzida após o início da doença.
Também descobrimos que a Gripe A surgiu no México, no dia 02 de maio de 2009. Os mexicanos deram o alerta, mas no começo nem todo mundo ficou assustado; algumas pessoas acharam que era uma coisa comum, outras pensaram que era um atentado dos terroristas [terrorismo biológico]. Depois que se descobriu que se tratava de um novo vírus, as pesquisas começaram a dar informações sobre ele. Exemplo: “Forma de contágio”. Então os cientistas descobriram que é pelo ar e pelo contato com lugares infectados que o vírus se espalha. As pesquisas também mostraram que os principais sintomas da Gripe são: irritação no olhar; irritação das narinas; falta de apetite; dores musculares; febre acima de 38°C; tosse etc. Por último, descobriu-se que o tratamento da Gripe A deve ser feito por meio de antivirais, que devem ser tomados mediante recomendação médica logos nos primeiros sintomas. Tem dois remédios que pode combater a Gripe A: o Relenza e o Tamiflu.
Em relação à comprovação da doença, descobrimos que só se consegue ter certeza através de análise de laboratório, através de amostras pegas nos quatro ou cinco dias iniciais. Também pesquisamos sobre as ações do Governo Federal. São elas: página de internet do Ministério da Saúde dando orientações; recolhimento dos antivirais das farmácias [para entrega gratuita à população] e outras campanhas.
A maioria do nosso trabalho foi feito através de jornais e páginas da internet; e a apresentação final foi feita através de slides [via PowerPoint].

Bibliografia:

Jornais
“Gripe Suína – cresce o risco de pandemia” – Jornal Diário Catarinense, 29/04/09, pg. 04;
“Como se pega a Gripe Suína” – Jornal Hora de Santa Catarina, 29/04/09, pg. 07;
“Gripe Suína – a um passo da pandemia” – Jornal A Notícia, 30/04/09, pg. 14;
“A gripe suína e o monstruoso poder da grande indústria pecuária”. Jornal Brasil de Fato – de 30/04/09 a 06/05/09, pg. 12;

Sites
“Influenza A” – Site do Ministério da Saúde [http://portal.saude.gov.br/saude/]; acessado em 04/2009;
“Gripe Suína” – Site www.vaicomtudo.com.br; acessado em 04/2009.
“OMS rebatiza a Gripe Suína para Gripe A. Site www.g1.globo.com; acessado em 06/2009;