quarta-feira, 5 de agosto de 2009

TEXTO ESCRITO POR GUILHERME SOBRE O QUE APRENDEU SOBRE DROGAS

POR QUE ALGUNS JOVENS CONSOMEM DROGAS E COMO AJUDAR A RESGATÁ-LOS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL

Escolhi pesquisar o assunto “Por que alguns jovens consomem drogas e como ajudar a resgatá-los para uma vida saudável”, para esclarecer dúvidas, ´para mudar os conceitos ao invés de julgar, prevenir, incentivando a importância da recuperação.
As drogas são substancias que produzem mudanças nas sensações no grau de consciência e no estado emocional, esse é um conceito importante sobre drogas. As alterações causadas variam de acordo com as características da pessoa que as usa e também da droga usada. Se o uso for freqüente acarretará mais alterações. Podemos afirmar que uma das características dos usuários é “A busca de identidade e a curiosidade que leva à realização de muitas experiências, e essa também acontece com as drogas. Um jovem não se torna usuário de uma hora para outra.
Há vários motivos que levam os jovens a usar drogas, como: baixa autoestima; dificuldades de tomar decisões; falta de confiança; conflitos familiares e violência domestica; fracasso ou exclusão escolar.
Nesses motivos o papel da família é muito importante. Muitas vezes os pais tem dificuldade em falar com seus filhos sobre as drogas ilegais, pois eles só falam das legais. Já alguns pais tem uma postura autoritária quando na verdade deveriam dar carinho, atenção e amor para seus filhos.
Existem vários modos de recuperação em hospitais ou clinicas especializadas para tratamento. É importante o apoio da família e amigos, reconhecendo a dependência; estudando o assunto “drogas”, enfrentando o problema e fazendo reuniões terapêuticas.
Pensando em políticas públicas, no Brasil existe o SUS e clínicas psiquiátricas; hospitais particulares com atendimento de urgência e desintoxicação, sabemos que os alcoólicos anônimos realizam um trabalho muito importante.
Muitas coisas aprendi com esse trabalho, uma delas foi que a maioria dos jovens consomem drogas por baixa autoestima e falta de confiança. Também aprendi algumas formas de resgatá-los: reconhecendo a dependência e enfrentando o problema, também aprendi que as drogas não levam a nada!
Quero acrescentar que tive muita dificuldade de fazer o trabalho pois comecei a fazer o trabalho com duas pessoas, mas elas tiveram uns problemas familiares e não puderam continuar. Mesmo com essas dificuldades eu consegui terminar o trabalho e apresentá-lo. Aí vai um conselho “nunca duvide do seu potencial”.

BIBLIOGRAFIA
Senad – Série dialogo nº 5
Série por dentro do assunto – senad – 2005
Cartilha por dentro do assunto – senad 2005
Senad – 2002 Série dialogo nº 4
Centro Brasileiro de informações sobre drogas psicotropicas (CEBRID – UNISFEP)

Aluno: Guilherme

Nenhum comentário: